Partes 25, 26 e 27

Parte 25 - Sobre a Fama
Parte 26 - O Mestre dos Mistérios 
Parte 27 - Sobre Ambição, Sucesso e Honestidade

Parte 25 - Sobre a Fama

SB: Então ontem, 'NSync veio te ver. O cantor líder, Justin Timberlake, e eu não sei quem era o outro cara. Qual era o nome dele?

(Michael havia me convidado para ir ao hotel onde ele estava, a fim de conhecer Britney Spears e Justin Timberlake, que tinham voado para visitá-lo um dia antes de terem performado no American Music Awards. Na época eu não muito 'enomorado' de Britney, por causa da sua mensagem de sexualização das adolescentes na América. 

Ainda assim, eu me comportei e falei com eles brevemente sobre nossos esforços para que os pais priorizem os filhos. Nenhum deles pareceu particularmente interessado e nós não nos 'clicamos' realmente. Justin disse algo sobre contratar seu empresário ou agente. Eles estavam para se encontrar com o super star. Minha intenção não é insultar, mas eu os achei desinteressantes e esquecíveis. Shmuley)

MJ: Wade foi coreógrafo de...

SB: Oh, ele não era do 'Nsync, Wade?

MJ: Não, ele era coreógrafo de Britney Spears. Vê, eu ensinei Wade.

SB: Verdade?

MJ: Sim, eu ensinei Wade. Tudo o que você vê 'Nsync e Britney Spears fazendo, todo o estilo veio de mim, pois eu ensinei Wade. Wade é australiano e eu o trouxe para a América.

SB: Então ele é coreógrafo deles?

MJ: Sim, e ele faz música. Ele era do meu selo (gravadora). Nós o assinamos no MJJ. Ele faz raps, faz tudo.

SB: Então ele estava lá com Britney Spears, uma das maiores estrelas mundiais do momento, e aquele vocalista do 'Nsync, e eram namorados. Quando você olha para eles, e tem uma longa conversa, o que você diz a eles, baseado nessa ideia de que estamos tentando falar sobre nesse livro, qualidades de criança? 

Você os alertou contra qualquer coisa que possa acontecer na carreira deles? Você disse: "Sabe, quando eu tinha a idade de vocês eu pensei X, Y e Z e agora eu mudei minha visão"? Houve algum conselho que você deu à eles?

MJ: Apenas tente permanecer como criança o quanto puder. Não se force a ser adulto. Não force, não empurre. Não tente ser legal e... Vá à Disney, saiam, curtam suas juventudes, porque serão velhos para... quero dizer... apenas mantenha a inocência. Divirtam-se e sejam vocês mesmos.

SB: Então o que você diria para essas pessoas que têm sucesso na arte deles e que são mais jovens que você? O 'Nsync... você diria à eles para serem brincalhões também, para não levarem isso à sério demais? Ou você diria algo mais? Não se leve tão à sério ou algo assim?

MJ: Não, eu diria à eles para aperfeiçoarem seus ofícios, sempre. Eu acredito muito em trabalho duro, mas eu também curto, sabe? Como que ser moderado por dentro, brincalhão, se divertir um pouco. Você tem que se divertir um pouco também.

SB: E quando você me diz o quão orgulhoso é por seu show ser um show família, que seus concertos são apropriados para crianças.

MJ: Oh, sim.

SB: Britney Spears foi pesadamente criticada por alguns no último MTV Awards, ela quase fez um strip tease no palco.

MJ: Oh...sim, sim, sim.

SB: Ela tirou isso, tirou aquilo e jogou para um canto... Você acha que ela precisa usar tanta sexualidade para deixar sair a mensagem dela? Você daria um conselho à ela sobre isso? Ou isso é parte do show e não tem nada demais?

MJ: Umm, eu não quero condená-la por isso, por que é um show. Mas ela tem que perceber que há garotas lá fora que querem ser como ela e vão fazer tudo o que ela fizer. Eu não sei, às vezes, os artistas não percebem o perigo do que estão fazendo.

Se eu tirar uma foto minha com um cigarro, quantos garotos não iriam começar a fumar todos os dias? Sabe, você tem que pensar nisso. E eu entendo, é só um vídeo, eu só estou atuando, mas você é como um deus para eles... Eu quero dizer...

SB: Você tem que ter esse senso de responsabilidade?

MJ: Uh huh.

SB: Você sempre soube como retratar suas aparições, pessoas vão emular isso?

MJ: Sim, e eu entendo por que alguns artistas conseguem ser um pouco polêmicos, às vezes. Eu entendo. Sabe, se a imprensa começa a falar muito do fato dela ter vindo do Clube do Mickey Mouse e ser a bonitinha Britney, ela poderia pensar: "Eu quero dar à eles alguma margem para eu poder ultrapassar. Eu faço as margens, eu sou mais durona, eu sou..." Sabe? Então, eu entendo. Eu acho profundamente que ela é apenas uma pessoa doce, sabe?

SB: Então você diria à ela, mantenha-se, mantenha o equilíbrio aqui, pois há garotas que querem ser como você e você tem essa responsabilidade?

MJ: Sim, porque eu gosto de margens.

SB: Você sempre entendeu a importância da responsabilidade, quando se tornou famoso? Você sabia que tinha uma grande uma grande responsabilidade como ícone e como criador de tendências?

MJ: Sim, porque eu não acho que eu tenha feito algo ofensivo no palco... Nunca. Como alguns desses atos, você fala em como Bobby Brown pega uma garota e começa a remexer com ela no palco, bem na cara de todo mundo e a polícia o prendeu várias vezes. 

Como fazer sexo no palco com todos esses jovens na platéia. O meu show é totalmente diferente.

Parte 26 - O Mestre dos Mistérios 

SB: Certo, eu quero falar sobre uma coisa com você, que é crucial para este livro. Todas as coisas que eu tenho visto em você, eu tenho que te dizer que eu nunca vi alguém que entenda o poder do mistério do jeito que você entende.

Em outras palavras, no judaísmo o uso do mistério é muito importante. O profeta Isaías diz que anjos, o Serafim, tem seis asas. Por que seis? Bom... Com duas asas ele cobria o rosto, com duas ele cobria seus pés e com duas ele voava ( Isaías 6:02). Não é incrível? Os anjos são tão modestos, tão misteriosos, que usam suas asas para se cobrirem.

MJ: Isso é lindo!

SB: Eu tenho escrito sobre isso extensivamente em meus livros, Michael. Mistério é um dos principais ingredientes que é prescrito para relacionamentos. O sagrado sempre é misterioso. É sempre coberto. E a Torá, o rolo bíblico que lemos na sinagoga, é mantido coberto e escondido por múltiplos mantos, na arca, ocultado por cortinas, véus e portas.

São como três coisas que você precisa tirar, para vê-lo. E similarmente quando Rebeca e Isaque se encontram na Bíblia, antes de se casarem e se apaixonarem, a primeira coisa que ela fez antes de encontrar Isaque foi cobrir o rosto. A mesma coisa é verdade, quando Moisés vê a sarça ardente. Qual a primeira coisa que ele faz? Ele recua e esconde seu rosto de Deus.

MJ: Eu adoro essas histórias.

SB: Então, na Bíblia, o mistério é muito importante. Eu nunca vi alguém que entenda o poder do mistério como você. Vou te dar alguns exemplos e quero os seus comentários. Primeiro: meus filhos estavam andando por Neverland e haviam doces por todos os lugares.

Meus filhos adoraram isso, pois nunca tinham visto tal coisa, há máquinas de pipoca e de algodão doce desde que fossem kosher, eles comiam isso e aquilo. E embora Prince e Paris estivesse rodeados por tudo isso, você diz à eles: "Não, só no seu aniversário você pode comer isso." Grace nos disse que não é permitido à eles usar tudo isso, para que não fiquem entediados com eles.

E sempre que vamos à FAO Schwartz, Prince pode comprar brinquedos, mas tem que esperar para abrí-los. E especialmente com relação à sua carreira, você entendeu o poder de ficar escondido. Como agora, eu olho para todos esses atos, nem 'NSync e nem Britney Spears [que Michael e eu encontramos no hotel], e eu estava os assistindo no Entertainment Tonight e eles deram uma entrevista onde eu disse: "Minha Nossa, eles têm visão pequena. Deveriam fazer o que Michael faz. Nunca ser onipresente."

Mas eles não conseguem, porque precisam tanto de atenção. Não conseguem se segurar. Então, há duas coisas que quero te perguntar. Fale para mim sobre mistério e o que significa para você, e como consegue a disciplina para se segurar quando todos os programas de TV querem você?

Quero dizer, nossa! Somos surrados por todos os programas na América agora, para conseguir uma entrevista com você. Como você... De onde vem essa disciplina? E principalmente, Michael, é importante que isso seja comentado, pois as pessoas, os seus detratores irão te criticar e dizer: "Michael é uma criança, ele se comporta como uma criança" quando a verdadeira definição da maturidade que todos concordam, envolve a capacidade de demorar em gratificar.

Quando outras pessoas agem impetuosamente e você consegue ser paciente e esperar pelas coisas em seu tempo próprio, isso é considerado a essência da maturidade e autocontrole.

MJ: Obrigado.

SB: E sua carreira é construída sobre isso e eu não estou só dizendo isso para bajular você. É verdade, eu fico maravilhado com isso. Então, fale para mim sobre o seu mistério. Como você conhece isso, de onde veio para você, o poder que isso tem e que é ocultado?

MJ: Uau, você é muito observador. É impressionante em como nota esses detalhes. Hum, eu estudei... Eu adoro psicologia, eu adoro magia, eu amo... Eu amo a real beleza. Eu amo o real talento. Eu amo quando as coisas são miraculosas, quando algo é tão bonito que você nem deveria ter.

O que eu amo no Cometa Halley, e sempre digo isso para o meu advogado, é que o cometa Halley é não mais do que um milagre, como a lua e sol. E demos muito atenção à isso por que você só o vê uma vez na vida e todo mundo sai para vê-lo. Você conhece astrônomos, fãs e pessoas que saem para ver essa coisa que circula pelo sistema solar, mas que só se pode ver uma vez na vida.

Se acontecesse todas as noites, ninguém se importaria, mas para mim a lua é tão milagrosa quanto. Eu sempre falo sobre cervos, cães e gatos. Muita gente diz: "Há um cervo! Há um...," porque esses são tímidos, sempre se escondem. É uma grande coisa ver um cervo, quero dizer, eu aprecio isso, como as pessoas deveriam apreciar a real habilidade e eu sempre digo que não me importo se você é a pessoa mais famosa do mundo, se você aparece na TV todos os dias, as pessoas vão te 'regurgitar'.

Você tem que saber como brincar com o seu público. Você tem que saber disso e é verdade, Shmuley. E não é só um joguinho, mas algo real para mim, é real para mim. De verdade.

SB: Como você sabe disso? Por exemplo, eu tive que aprender isso. Eu escrevo sobre isso em muitos dos meus livros, mas começo a desenvolver muitas das minhas idéias de insights de outros escritores, pensadores, filósofos, etc...

MJ: Se você continuar misterioso, as pessoas ficarão mais interessadas, sim.

SB: Olhe, se uma mulher ficar tirando a blusa, ninguém vai querer ver os seios dela.

MJ: Isso mesmo!

SB: Mas se ela fizer de vez em quando, isso é o que faz ficar mais excitante. É o que faz ficar mais erótico.

MJ: Isso mesmo!

SB: Mas quando acontece todos os dias...

MJ: Isso mesmo!

SB: Assim como você visita tribos africanas e vê mulheres andando com seios desnudos, isso não é nada.

MJ: Nada. Nada. Deixe alguma coisa para a imaginação. Eu acredito nisso e as pessoas são assim.

SB: Você ensinou isso para alguém?

MJ: Não. Não, é só ver... aprender da natureza e aprender, você sabe, é observar e estudar, ser um sério observador. Você dizer à alguém: "Há seis portas, você pode abrir qualquer uma dessas portas, mas a quinta porta, não a abra. Não abra a quinta porta, não a abra, não importa o que aconteça." É claro que as pessoas irão pensar: "O que há atrás da quinta porta?" pois é o grande mistério.

E é o que todos querem expor, e você sabe... Eu adoro isso, e não é só um joguinho, eu quero que as pessoas apreciem o talento e a habilidade. . EU SÓ FAÇO UM ALBUM A CADA CINCO ANOS. Outros artistas fazem um todos os anos e os meus sempre duram mais e vendem mais do que os de outros artistas. As pessoas esperam por isso. Há algo como toda uma pulsação seguindo o álbum. [Michael estava trabalhando na finalização de Invincible na época.] É como febre, eles esperam e esperam. É importante esperar.

SB: E enquanto ao que estava escondido que faz durar o que foi revelado? O que há em segurar algo que as pessoas querem de repente?

MJ: Eu só... eu adoro, eu adoro o poder do mistério, adoro mesmo. Eu acho que é algo muito poderoso.

SB: É espiritual? O que é?

MJ: É espiritual, é... as pessoas conjuram todas essas idéias, elas criam. Elas invocam todas essas ideias na cabeça sobre o que está acontecendo. Quero dizer, eles costumam dizer, sabe, Howard Hughes está lá em cima e é dono do hotel, mas ele fica lá, ele não desce. Ele fica no escuro, no canto da cama com longas unhas e os cabelos até aqui, preso naquele momento.

Então o cérebro enlouquece conjurando todo o tipo de estórias loucas, e eu adoro isso. Eu adoro Howard Hughes por que ele faz isso tudo. Quero dizer, para mim ele é como um dos meus mestres. Mas, eu não sei, essa é a primeira vez que eu digo isso, Shmuley. Eu adoro Howard Hughes. Ele é um gênio.

SB: Por causa de quê? Por que ele conhecia o poder do mistério?

MJ: Como 'brincar' com as pessoas, sim. Ele sabia como deixar o público interessado. P.T Barnum era muito bom nisso também.

SB: É o caso de apenas se retirar? É assim simples? Por exemplo, esse livro veio junto com um chamado The Rules, e eu debati com pessoas que o escreveram duas vezes. E eles disseram que para conseguir que um cara se case com você, você tem que ser difícil. Ele te chama a atenção e você diz:  "Desculpe, eu adoraria sair para jantar, mas estou muito ocupada!". Ele deixa mensagens na secretária eletrônica e você nunca retorna as ligações deles. Você já ouviu falar desse livro? É muito polêmico. É assim simples?

Eu, na verdade, sou um crítico do The Rules (As Regras), acredito que a manipulação é a pior maneira de se atrair um relacionamento e que há uma alternativa ainda melhor, para uma mulher condescender sua mística feminilidade natural.

MJ: Eu não concordo totalmente. Depende da pessoa.

SB: Mas com você, quando você diz que é como lidar com o público, é tão simples como se retirar quando eles querem mais? E mais jeitos em como se revelar?

MJ: É ritmo e contagem de tempo. Você tem que saber o que está fazendo. Como você nunca me vê em premiações dizendo " E os indicados são..." E me pedem para fazer isso em todos os shows. Agora eles não pedem mais. Sabem que eu não faço isso.

Ou apresentar um show, ou sair e dizer algo tipo: " Daqui a pouco, Michael Jackson apresentará o álbum do ano." Você nunca me verá fazendo isso, apresentando indicados, eu não faço isso. E sabem que não é nem mesmo para me pedir. Não é o que eu faço.

SB: Você nunca fará algo que te faça ser o meio de outra coisa. Ou você é o final ou não é. É também como... é você e pronto e não você sendo a estrada.

MJ: Sim, e eu não estou tentando dizer que eu sou sagrado ou sou deus ou...

SB: Mas você não vai se diminuir também.

MJ: Não vou, eu quero... Sabe? Pessoas deveriam respeitar, sabe? Habilidade e talento, e é tudo pelo bem da bondade, pois a minha mensagem é pela bondade.

SB: Concordo com você.

MJ: Mas realmente. Eu só estou tentando conservar.

SB: Esse é, à propósito, todo um livro para isso, como você aprendeu o poder de se esconder, do mistério. Olhe para Nova York. Agora mesmo, enquanto falamos, há centenas de milhares de mulheres que querem se casar e caras que não querem compromissos com elas. E você sabe que uma das razões disso é que eles farão sexo com elas de qualquer maneira.

MJ: Uh huh.

SB: Por que casar com ela se você pode tê-la sem compromisso? Se você quiser um empréstimo de 10 milhões de dólares do gerente do banco, e ele diz: "Aqui está, Michael, 10 milhões de dólares" então você diria: "Oh, à propósito, você esqueceu de me perguntar pelo colateral e aqui está"? Você não seria voluntário.

Entende o que eu digo? E eles podem nunca se casar, e essas mulheres vêm em centenas para mim, chorando, escrevendo sobre o quão solitárias são. Elas não conhecem o poder do mistério. Vão para a cama no primeiro encontro, não sabem como se segurar. O cara nunca precisa disputar com outro por ela. E à propósito, é o que acontece com Madonna. Madonna se super expôs. Ela ainda é uma celebridade, mas ela não é o que era.

MJ: Sim, eu sei.

SB: Ela nem mesmo se super expôs, Michael, através da TV e da música. Não foi porque ela deu tantas entrevistas. Ao contrário, ela super expôs o corpo. Ela era um símbolo sexual. As pessoas queriam saber como era o corpo dela, e ela fez esse livro estúpido, sórdido e nojento, e tudo o que você tinha que fazer era comprar o livro. O mistério foi permanentemente perdido.

MJ: Eu sei. Eu sei. Exatamente correto.

SB: Há poucas pessoas hoje que entendem o poder do mistério. Você entende, pois há uma espiritualidade intuitiva na sua natureza que é um verdadeiro dom. Por causa desse entendimento do mistério, e sua compreensão do poder do tempo apropriado, nos ajuda a entender o sagrado. Deus somente se revela muito esporadicamente e em momentos muito bem escolhidos. Mistério e tempo apropriado são centrais para a revelação.

MJ: Eu adoro isso. É uma das minhas coisas favoritas, pensar sobre isso também.

SB: O quão oculto Deus é?

MJ: O quão oculto?

SB: Você tem que encontrá-Lo.

MJ: Você vê todos esses milagres feitos por Ele, mas você não O vê. Sabe? Você vê através das crianças.

SB: Que é o que te faz ficar mais interessado Nele?

MJ: Sim.

SB: Você quer encontrá-Lo?

MJ: Te fazer procurar por Ele e encontrá-lo. Absolutamente. Eu adoro isso. E algumas pessoas apenas deixam isso para trás e seguem dizendo: "Para que tudo isso, esse universo imenso e onde está Ele? Eu quero falar com Ele e o que Ele é?", Sabe, eu adoro isso. Ele é o essencial. Ele é. Ele é o Cara.

SB: Então, assim é como fazemos as pessoas deixarem de ficar entediadas. Antes de tudo, mais uma coisas antes de mudarmos de assunto...tédio. Então você instintivamente conhece o senso de tempo apropriado, o mistério? Você apenas sabe?

MJ: Sim, é verdade, Shmuley.

SB: Não é como um empresário te pondo de um lado e dizendo: "Michael, você pode ser uma grande estrela. Não exagere!"?

MJ: Não. De jeito nenhum.

SB: Seus irmãos não entenderam isso?

MJ: Não, não entenderam. Eles pulariam sobre qualquer coisa, à qualquer segundo. Se alguém dissesse: "Eu quero uma entrevista com vocês amanhã sobre o novo estilo de Michael." A resposta seria: "Claro!" Por que eles só querem aparecer na TV, estar na TV. Eu acho que as pessoas te apreciam quando você se conserva apenas...segura um pouco... sabe.

SB: Se segurar um pouco?

MJ: Se segurar e se construir, e se dar um certo tipo de classe e fazê-los tentar te alcançar e... Eu adoro portões, portões de casa. Eu adoro pilares grandes e portões. Você não sabe o que há atrás deles, além da estrada. Veja esses... você diz: " Deus, quem vive ali?" Eu adoro isso. Sabe, você nunca os vê, mas você os portões e eu adoro isso.

SB: Mas os portões de Neverland são tão simples?

MJ: Muito simples, e é como eu os quero. Por que eu não quero que o portão represente... ele age quase como psicologia. Eu os iria fazer tão, tipo... quase... Qual é a palavra? Ummm, Eu não estou conseguindo achar a palavra que procuro. As pessoas iriam sacudi-los para abri-los e realmente isso os deixaria meio esfarrapados, então apenas psicologicamente você sente que estaria entrando em um rancho, então quando você dá a volta e tenta dar cor a tudo, como O Mágico de Oz, em preto e branco.

SB: Foi exatamente o que aconteceu conosco. A primeira coisa que dissemos quando fomos para Neverland foi: "Isso não pode ser um rancho, que portões simples são esses?" Então, enquanto você dirige para dentro do rancho você vê a placa "Bem-vindo à Neverland" e então... kaboom!!!

MJ: Isso.

SB: Isso te acerta.

MJ: Isso...veja, isso é importante de entender no show business. Se abrir demais, para onde mais você vai a partir dali? Você está crescendo demais e não tem mais para onde ir. Você não pode fazer isso. É por isso que eu sempre digo, em parques de diversões, o cara que inventou a montanha-russa, os declives, você primeiro sobe e lá em cima diz: "Oh meu Deus, por que eu fiz isso?"

Então o carrinho te leva descida abaixo e te sobe um pouco, então desce, e o cara é um verdadeiro showman, por que ele entende o ritmo e a estrutura, e isso é importante. Isso é muito importante para um artista do show business e muitos dos nossos artistas hoje não sabem nada sobre isso.

SB: Eles se expõem muito.

MJ: Bastante. Bastante.

SB: É essa a sua maior benção profissional, que você tenha nascido com esse ritmo? Você apenas tem aquele senso de tempo e o compreendeu?

MJ: Sim, sim. Eu acho.

SB: É parte de seu amor por Deus e Sua ocultação e tudo isso, é tudo uma coisa só, que você foi meio que drenado para dentro desse mistério divino e que conhece o poder do mistério?

MJ: Sim, eu acho, sim, como você disse, é apenas algo... como o jeito que você fala. Esse é o poder de Deus em você, Shmuley. Você tem, eu nunca ouvi alguém falar como você, é incrível. É como se Deus estivesse trabalhando através de você. Quero dizer, é assim, quando estou no palco é do mesmo jeito. Eu não penso no que eu vou fazer, e não sei o que vou fazer.

SB: Você apenas entra na energia, no senso de tempo apropriado.

MJ: Você entra nisso, cara. Você se torna um com o que Deus te deu. É como conversar, é espiritual. É entre você, Deus e a platéia, está lá com você. Como se descreve isso, quero dizer, como você disseca isso, como você analisa?

Não dá. As pessoas perguntam "Como você faz isso?" A resposta seria " Bom, eu trabalho e treino". Bom, não é assim.

Parte 27 - Sobre Ambição, Sucesso e Honestidade

SB: Ambição pode ser uma coisa boa desde que não seja impiedosa, desde que não esteja envolvida com ciúme e inveja?

MJ: Sim, desde que não magoe ninguém. Ambição é uma coisa maravilhosa. Saber como a mente funciona e o poder do pensamento e como criamos circunstâncias em nossas vidas. E saber todas essas coisas boas do cérebro, pois não nascemos com as instruções. Você tem que descobrir a verdade para a vida e uma vez que descobre, é incrível conhecer suas possibilidades.

SB: Você quer estimular essa ambição nas crianças e não reprimi-la?

MJ: Elas têm isso. Você só precisa estimulá-las.

SB: Outra coisa. Vamos falar de honestidade. Uma das qualidades de criança é a brutal honestidade. Às vezes, dizer a verdade para nossas crianças, machuca. Mas eles sempre dizem as coisas como são. Especialmente antes de crescerem o suficiente para aprenderem a mentir. Se você é gordo, elas dizem que você é gordo. Se você é feio, elas dizem que você é feio. Se você fede, elas dizem que você fede. Isso é sempre uma coisa boa, ou temos que ser mais diplomáticos?

MJ: Acho que devemos ensiná-las a serem gentis e como você pode acabar ferindo o sentimento das pessoas. Nós estávamos lá [no estúdio de gravação] ontem, Prince e eu. Um dos músicos que trabalha comigo é gordo, muito gordo, e Prince disse:"Ele tem uma barriga que parece um balão." Eu disse: "Prince, você está certo, mas quando estiver perto dele não diga isso, pois vai fazê-lo chorar." Ele disse: "Ok, eu prometo." Apenas o ensinei que não se pode magoar as pessoas.

SB: Ok, mas enquanto encorajar as crianças a dizerem a verdade? Então você não está dizendo para Prince que isso não é verdade, pois não seria uma qualidade de criança fazê-lo mentir. Você está apenas dizendo que guarde a verdade dentro dele. Você não disse para Prince: “Ele está muito bem do jeito que está. Ele não é gordo!"

MJ: Eu não fiz isso.

SB: Então é importante ser verdadeiro. Vamos dizer que você tenha um músico que não seja muito 'veloz' e está atrasando o álbum. O que você faz?

MJ: Eu vou até os músicos. Uma senhorita estava tocando totalmente fora do ritmo e eu disse para o cara: “Deixe-a continuar, mas amanhã não a deixaremos vir" e ela foi avisada que não poderia vir do dia seguinte. Mas fizemos tudo calmamente.

SB: Então, às vezes, você tem que lidar com essas situações difíceis e você lida com honestidade, mas sem tentar magoar as pessoas.

MJ: Você tem que fazer isso, sem magoá-las.

SB: Então há um jeito de ser verdadeiro sem magoar?

MJ: Absolutamente. Eu não vou não vou à escolha do elenco dos meus curtas [Michael sempre chama seus clipes de curtas], especialmente quando há crianças para serem selecionadas. Eu não quero ficar lá dizendo: "Ok, vamos ver o que você sabe fazer" e então eles mostram o que sabem e não são chamados. Então dizem: "Michael Jackson me decepcionou." Eu tenho pessoas que gravam tudo e eu assisto em casa e decido. Eu não posso encarar a dor que eles sentem por não terem sido aceitos. Eu sempre tenho que fazer desse jeito.

SB: Então, honestidade é muito importante no jeito que você cria Prince e Paris.

MJ: [falando com Prince] Prince...isso está cheio de 'caca'. Não ponha isso no cabelo. Essa é a pazinha de caca do cachorro. Não ponha na cabeça.

SB: À propósito, você ouviu quando eu disse que Paul McCartney é supostamente um dos maiores colecionadores de desenhos animados? E você estava falando sobre esses grandes artistas que são como crianças?

MJ: Sim, sim. Ele ama desenhos e os leva muito à sério. Ele coleciona. A minha é maior que a dele agora, se você for a videoteca que temos, você verá filas e filas de desenhos, pois eu adoro. É um grande escape para mim, o mundo dos desenhos animados.

SB: Pensando em sucesso, você se disse alguma coisa? "Eu tive sorte, veio de Deus, não foi só eu. É um dom divino. Eu não tenho o direito de ser arrogante¨?

MJ: Sim. As pessoas sempre me perguntam como eu não deixei isso me subir à cabeça. Um, pois obviamente não sou eu. Então como você ousa pensar que foi você quem fez isso? Não fui eu. Não foi Michelangelo. Ele foi tocado por uma inspiração divina. Isso é um dom. Eu penso que você cultiva algo até certo ponto. Mas para ganhar a genialidade, isso é como um dom.

SB: Pessoas que julgam sempre têm a mente pequena. Como chegamos em um nível tão baixo, Michael. Enquanto amadurecemos, nossos corpos crescem, mas frequentemente nossas mentes parecem ficar menor. Você acha que as crianças têm coração maior do que os adultos? O que os faz encolher?

Por que o seu não encolheu? As pessoas mais famosas ficam, o fato de terem menos amor no coração, elas ficam mais absorvidas. O que faz mentes grandes se tornarem pequenas? Pois elas ficam intimidadas. Sentem que seus sonhos não foram realizados e ficam na defensiva. 

Então, o mecanismo de defesa é julgar, descartar. O que faz com que fiquemos menores e porque isso não aconteceu com você? Por que você não foi absorvido enquanto ficava cada vez mais famoso? Por que você se importa com o resto do mundo? Você tem helicópteros e jatos particulares. Por que crianças comuns de repente aparecem na sua vida?

MJ: Sabe porquê, Shmuley? Quando você vê as coisas que eu tenho visto e quando viaja pelo mundo todo, você não seria honesto consigo mesmo e com o mundo, se você fosse assim. Eu apenas não consigo me ver não sendo tocado pelas coisas que eu tenho visto, como aquele vilarejo na China, e as coisas que eu tenho visto na África, na Rússia, na Alemanha e Israel.

Eu lembro daquele bebezinho lutando para viver, com todas aquelas coisas no nariz, em um hospital em Israel. Como o seu coração poderia não ser tocado por isso? Eu digo para todo mundo, para as crianças, para todo mundo: "Venham, crianças, vocês precisam ver isso" pois eu entendo a sensibilidade do quanto crianças são importantes, ajudando as pessoas, tocando o mundo, chegando aos desprivilegiados. Ser materialista e mostrar esse senso de egoísmo sempre é algo que eu desaprovo. 

SB: Por que o sucesso não te subiu à cabeça? Você sente orgulho de não ser arrogante. Como você reteve essa sensibilidade? Porque isso tudo não te subiu à cabeça? Por que você visita orfanatos? Por que isso não aconteceu com você?

Como você se mantém grande e sem ser alguém que julgue quando deveria estar absorvido? Acontece com todo mundo. Você viu isso acontecer com seus amigos, e eu tenho certeza, que teve sucesso.

MJ: Isso é difícil de responder. Eu sou mais sensível à dor e ao amor das pessoas. Eu acho que está dentro de mim.